segunda-feira, 5 de maio de 2014

Projeto muda nome de ruas e de escola que lembravam presidentes da época da ditadura


Na noite de 28 de abril, o vereador Enfermeiro Vilmar juntamente com alguns colegas vereadores da base apresentaram o Projeto de Lei nº 53/2014 que altera a denominação de uma escola e de suas ruas que trazem o nome de presidentes da época da ditadura militar.

De acordo com a proposta, a escola situada na rua Irmã Amália, nº 252, no bairro Canudos, se chamará “Escola Municipal Professor Paulo Freire”. O homenageado é reconhecido no mundo inteiro pela sua extraordinária contribuição ao direito à escolarização da população. “A sua pedagogia alia o aprendizado das letras ao aprendizado da cidadania, da participação e da liberdade. Assim, é um verdadeiro arauto da liberdade e da autonomia para todos os seres humanos e constitui-se num magnífico exemplo para toda a comunidade escolar”, afirmam os autores na justificativa.

Deverá ser denominada “Rua Governador Leonel de Moura Brizola” a via pública do bairro Canudos, no sentido norte-sul, com início na rua Vereador Oscar Horn e final na avenida dos Municípios. No Rio Grande do Sul, Brizola comandou jornadas em defesa da democracia e, no Rio de Janeiro, enfrentou aliados da ditadura e instituiu as escolas de tempo integral. Por fim, a rua Castelo Branco, denominada pela Lei Municipal nº 86/58, situada no bairro Canudos, será chamada de “Rua Camilo Castelo Branco”, em homenagem ao escritor.

Na justificativa, os vereadores salientaram que a lista dos crimes perpetrados ao longo do período ditatorial é longa, sendo suas marcas mais cruéis os 500 mil cidadãos investigados pelos órgãos de segurança, os mais de dez mil torturados nos porões do DOI-CODI, os mandatos cassados, os brasileiros exilados e banidos, a censura à imprensa, às artes e à cultura, a privação do direito de reunião e de organização e, sobretudo, os 400 mortos pela repressão, sendo que 144 ainda permanecem desaparecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário