segunda-feira, 12 de maio de 2014

FELIZ DIA DO ENFERMEIRO


Hoje é dia 12 de maio, dia da Enfermagem. Para comemorar essa data especial, o vereador Enfermeiro Vilmar trouxe um pouco da história desse dia que homenageia os profissionais da área. Na próxima quarta-feira, dia 14 parte do expediente da Sessão Ordinária será dedicada à homenageá-los pela data.

A data de 12 de maio é dedicada aos enfermeiros pois Florence Nightingale, um marco da enfermagem nasceu neste dia em 1820. No Brasil o dia 20 de maio também refere-se ao dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, em memória de Ana Neri que faleceu em 20 de maio de 1880. Acompanhe a história de cada uma delas abaixo: 

Florence Nightingale - A Dama da Lâmpada
Nasceu em 12 de maio de 1820, em Florença, Itália. Em 1845, em Roma, no desejo de tornar-se enfermeira, estudou as atividades das Irmandades Católicas e, em 1849, decidiu trabalhar em Kaiserswert, Alemanha, entre as diaconisas. Em 1854 foi enfermeira de guerra e, durante os combates, os soldados fizeram de Florence o seu anjo da guarda, pois de lanterna na mão percorria as enfermarias dos acampamentos, atendendo os soldados doentes. Por este motivo ela ficou conhecida mundialmente como A Dama da Lâmpada. Ao retornar da guerra em 1856, recebeu um prêmio em dinheiro do governo inglês em reconhecimento ao seu trabalho. Ela usou este dinheiro e deu início à Primeira Escola de Enfermagem, fundada no Hospital Saint Thomas, em 1859.

Ana Néri

Ana Néri nasceu em 13 de dezembro de 1814, na cidade de Cachoeira, na Bahia. Em 1864, quando seus dois filhos foram convocados para a Guerra do Paraguai (1864-1870), ela não resistiu à separação da família e colocou-se à disposição do governo para ir à guerra, sendo considerada a primeira enfermeira voluntária do Brasil. O seu nome foi dado à primeira Escola de Enfermagem oficializada pelo Governo Federal, em 1923. Ana Néri faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de maio de 1880.

Origem da profissão
Desde antes de Cristo a enfermagem já era conhecida, mesmo sem ter este nome. Na época homens e mulheres cuidavam dos doentes, idosos e deficientes, garantindo a sua sobrevivência. Com o tempo, estes cuidados de saúde evoluíram e, entre os séculos V e VIII, a enfermagem surgiu entre os religiosos, como um sacerdócio. No século XVI, já começa a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada e, no século XIX, como enfermagem moderna na Inglaterra.

Dando sequência à linha do tempo, são definidos padrões para a profissão e a criada a ANA (American Nurses Association) definindo que o objetivo principal do trabalho é o de cuidar dos problemas de saúde, educar para saúde, ter habilidades em prever doenças e o cuidado do paciente.

A palavra enfermeira/o se compõe de duas palavras do latim: "nutrix", que significa mãe, e do verbo "nutrire", que tem como significados criar e nutrir. Essas palavras, adaptadas ao inglês durante o século XIX, se transformaram na palavra Nurse que significa Enfermeira.

Como vemos, a palavra "mãe" está presente até na formação do nome da profissão destes heróis da saúde, que muitas vezes nos acompanham desde o nosso nascimento até a nossa morte, como verdadeiros anjos guardiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário