quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Teste da linguinha em bebês poderá se tornar obrigatório

Nesta quinta-feira, 17, foi aprovado em primeiro turno por unanimidade o Projeto de Lei nº 105/2013, de Enfermeiro Vilmar (PR), que torna obrigatória a realização do teste da linguinha nos recém-nascidos e bebês (ou seja, crianças com até dois anos de idade). Proposta tem como objetivo identificar precocemente alterações que podem comprometer a comunicação e alimentação.

Na justificativa, Vilmar destaca que estes problemas estão geralmente associados a alterações do frênulo lingual, também conhecido como freio da língua. “Na criança recém-nascida observamos a dificuldade para sugar e engolir. Muitas vezes ouvimos a mãe dizer que tem pouco leite ou ele é fraco e não satisfaz a criança, que sempre esta chorando de fome, fica cansada quando tenta mamar e não consegue ganhar peso. Para sanar a dificuldade de alimentação, introduzem precocemente a mamadeira. Esta alteração pode, no entanto, ser avaliada e diagnosticada, logo ao nascimento por meio de um teste bastante simples e que não causa desconforto ao bebê”, salientou.
 O suplente Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) relatou conhecer uma pessoa que, devido à falta deste exame na época em que nasceu, sofre com a língua presa. “Por isso, acredito que esse projeto seja muito importante.”
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário