quarta-feira, 23 de abril de 2014

Comissão de Saúde busca solução para Departamento Médico-Legal



A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Novo Hamburgo da qual o vereador Enfermeiro Vilmar é presidente reuniu-se com a diretora da Secretaria Municipal de Saúde, Rosa Leães, e com representantes da Vigilância Sanitária para falar sobre a situação do Instituto Geral de Perícias/Departamento Médico-Legal (IPG/DML) em Novo Hamburgo.

Após o pedido de uma perícia da Vigilância Sanitária no IPG/DML, no local onde são realizadas as necrópsias, em dezembro de 2013 a Vigilância Sanitária deu um prazo de 15 dias, a partir de 13 de fevereiro, para que fosse apresentado um cronograma de adequações, mas não recebeu nenhuma resposta. O IPG/DML também mantém em Novo Hamburgo o Posto Médico-Legal e o Departamento de Criminalística.

A gerente da Vigilância Sanitária, Solange Shama, destacou que o objetivo não é fechar o DML em Novo Hamburgo. Entretanto, é preciso que sejam feitas melhorias. “Nossa intenção não é sair lacrando, é educar. Por isso, os prazos”, afirmou. Rosa destacou a importância de se prestar esses serviços na cidade. Segundo ela, o secretário municipal de Saúde enviou o relatório à Secretaria de Segurança do Estado, responsável pelo órgão.

A Comissão de Saúde e a diretora da Secretaria de Saúde concordaram em dar um prazo de oito dias, a partir de uma nova notificação, para que o IGP se manifeste. Os vereadores afirmaram que caso isso não ocorra, representantes do órgão serão convocados para prestar explicações na Câmara. Estavam presentes à reunião as técnicas da Vigilância Sanitária Andréia Delazzeri e Thiani Boezzio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário